Notícias
Novembro Azul
Depois do mês de outubro, dedicado à campanha interna "OUTUBRO ROSA", contra o câncer de mama, novembro também está sendo marcado por outra importante causa na Memory.
Em prol da campanha "NOVEMBRO AZUL", a empresa teve um dia 17 de novembro bem diferente. No "Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata", os colaboradores foram convidados a trabalhar vestidos com roupas azuis.
Num belo exemplo de que não se deve ter preconceito e que todos têm consciênca da importância da saúde masculina, muitos fizeram mais do que se vestir de azul. Em apoio à causa masculina, as mulheres até pintaram as unhas das mãos da cor que simboliza a campanha. E, diversos homens e mulheres usaram bigodes postiços de acordo com a campanha "Movember".
Tudo foi feito com muita descontração e ar de brincadeira, mas com uma intenção muito séria: conversar sobre a necessidade de se combater os números do câncer de próstata no Brasil e no mundo.
PALESTRA ESPECIAL
Todos puderam assistir a uma palestra especial, oferecida pela Unimed, onde foram colocadas informações importantes sobre a doença.
O câncer de próstata é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma (não maligno). As estatísticas oficiais apontam que, a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados. Ou seja: um novo caso é descoberto a cada 7,6 minutos.
Para conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade, a campanha mundial "NOVEMBRO AZUL" tem como objetivo informar sobre a doença para combatê-la e, principalmente, motivar a população masculina a fazer os exames preventivos. Muitos não sabem, apesar do amplo acesso às informações da atualidade, que há um médico especializado nos cuidados relacionados à saúde masculina: o urologista.
PREVENÇÃO
Os exames de toque retal e o teste Antígeno Prostático Específico (PSA, da sigla em inglês) são combinados para favorecer um diagnóstico completo ao paciente. “Isolados, esses exames não conseguem fornecer um diagnóstico seguro. Homens acima de 40 anos (ou aos 35 anos, dependendo do histórico familiar), devem se submeter aos referidos exames.
DRIBLE O PRECONCEITO
Algo que atrapalha consideravelmente a prevenção do câncer de próstata é o preconceito relacionado ao exame clínico por toque retal, indispensável ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. É um exame simples, indolor e que dura cerca de 3 segundos. É necessário lembrar que, em seu início, o câncer de próstata é assintomático, ou seja, os sintomas não são sentidos. Daí a importância do homem realizar um acompanhamento constante da saúde com o urologista.
SINAIS DE ALERTA
Fique atento ao apresentar um dos sintomas abaixo, que podem indicar diversas doenças urológicas. Busque o auxílio de um urologista ao perceber esses sinais:
- Ardência e dificuldade para começar a urinar;
- Levantar-se mais de duas vezes durante a noite para ir ao banheiro;
- Presença de sangue na urina.
O câncer de próstata tem altos índices de cura, desde que descoberto em sua fase inicial. Previna-se! Drible o preconceito.
Abrace a causa "Novembro Azul" você também!
|